Editorial

Como temos sinalizado em nossos últimos editoriais, seguimos sentindo os impactos da pandemia de covid-19, i.e., número crescentes de submissões, aumento da demanda de trabalho da Equipe Editorial, redução no número de revisores e revisoras disponíveis etc. Seguimos procurando amenizar tais consequências no nosso fluxo editorial e, consequentemente, na periodicidade de nossa publicação. Em decorrência disso, a partir de 2023, a Revista Psicologia e Saúde será publicada em fluxo contínuo, em volume único, ao longo do ano. Esperamos, com isso, que haja maior celeridade na publicização dos artigos aceitos para publicação, enquanto manejamos o processo editorial impactado pela história recente de nosso país. Medidas como essa são estratégias que podem, dentre outras, impactar positivamente o próprio ambiente acadêmico e, ainda, a saúde mental de estudantes – sobretudo de pós-graduação – docentes/professores universitários. Portanto, celebramos as mudanças vindouras e a publicação do presente número, representando o quarto do volume 14, de 2022!

Nesta edição, a variedade de temáticas e abordagens está ainda mais evidente, materializando, uma vez mais, a missão da Revista Psicologia e Saúde em veicular conhecimento das mais distintas áreas do conhecimento que se debruçam sobre o fenômeno da Saúde na interlocução com a Psicologia. Os 15 artigos compreendidos neste número identificam e analisam aspectos centrais dos determinantes sociais da saúde e, ainda, problematizam dispositivos do Estado responsáveis por sua assistência e cuidado (e.g., hospitais, Centros de Atenção Psicossocial [CAPS]). Leremos desde manuscritos vinculados à interlocução entre identidade de gênero, orientação sexual e saúde, até a avaliação de métodos e técnicas psicológicas para o trabalho com adicção. Permeando tais discussões, ainda veremos análises relacionadas aos impactos da pandemia de covid-19 na saúde das pessoas e, particularmente, em sua saúde mental.

Por fim, mas não menos importante, gostaríamos de registrar um agradecimento especial à nossa colega Ana Maria Del Grossi Ferreira Mota! Ela não faz mais parte da Equipe Editorial da Revista Psicologia e Saúde, pois trilhará novos caminhos em sua carreira como docente/pesquisadora em Mato Grosso do Sul (MS). Muito sucesso na empreitada, Ana Maria! Concomitantemente, damos as boas-vindas ao colega Renan da Cunha Soares Júnior, professor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e pesquisador das interfaces entre Trânsito e Saúde, como editor-associado de nosso periódico.

Dessa maneira, agradecemos a todos e todas que contribuem para a ciência brasileira e, particularmente, para aqueles e aquelas que usaram suas energias para a publicação do presente volume da Revista Psicologia e Saúde! Estimamos que os leitores e as leitoras sejam impactados positivamente pelos manuscritos ora publicados e, portanto, que tais textos verberem tanto no ambiente acadêmico quanto profissional daqueles e daquelas interessados nas interlocuções entre Psicologia e Saúde!

Boa leitura!

Rodrigo Lopes Miranda

Alberto Mesaque Martins

André Elias Morelli

Arnold Groh

Eric Murillo-Rodríguez

Felipe Maciel dos Santos Souza

José Angel Vera Noriega

Luziane de Fátima Kirchner

Márcio Luís Costa

Maria Eugenia Gonzalez

Editores

doi: http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v14i4.2280