Do Canônico e do Hegemônico na Apropriação do Preconceito Racial em Crianças

Autores

  • Rebeca Oliveira Duarte Universidade Federal de Pernambuco
  • Antonio Roazzi Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v5i2.280

Resumo

Este estudo visa trazer a reflexão sobre a apropriação do racismo entre crianças, relacionando os construtos do canônico, examinado por Bruner em sua obra Actos de Significado (2008), e do hegemônico em Gramsci, em Cadernos do Cárcere (tradução, 2004). Sob essas conceituações, são trazidas as formulações a respeito de como a criança realiza a habilidade de marcar o que é culturalmente canônico, relacionando-as aos conceitos de hegemonia, ideologia e senso comum. Se a estrutura narrativa possibilita compreensões ainda pré-linguísticas de significados (Bruner, 2008), conclui-se que haveria o início de uma internalização do racismo hegemônico anterior mesmo à expressão linguística pela criança, sugerindo reflexões acerca da superação do preconceito racial na infância. Palavras-chave: Canonicidade; Hegemonia; Racismo.

Publicado

2013-12-18

Como Citar

DUARTE, Rebeca Oliveira; ROAZZI, Antonio. Do Canônico e do Hegemônico na Apropriação do Preconceito Racial em Crianças. Revista Psicologia e Saúde, Campo Grande, v. 5, n. 2, 2013. DOI: 10.20435/pssa.v5i2.280. Disponível em: https://www.pssa.ucdb.br/pssa/article/view/280. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos