A Escala CBCL/6-18 no Brasil: Estudos Exploratórios sobre Evidências de Validade e Precisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v1i1.3000

Palavras-chave:

psicopatologia da criança, psicometria, avaliação psicológica

Resumo

Introdução: O Inventário de Comportamentos da Infância e Adolescência 6-18 (CBCL/6-18) visa avaliar problemas de comportamento e competência social de crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, pelo relato dos pais. Devido à escassez de estudos psicométricos no Brasil, o objetivo deste estudo foi de realizá-los. Foram adotadas análises consideradas representativas da busca de evidências de validade baseadas no conteúdo (EVC), nas relações com variáveis externas (EVE) e na estrutura interna e precisão (EVI). Método: participaram das EVC três juízas especialistas, e os dados foram analisados por meio do Kappa de Fleiss. Para EVE, a amostra foi composta de 94 pais de crianças e adolescentes, sendo uma parcela sem queixas comportamentais e outra com deficiência intelectual (GDI). Diferenças entre as respostas dos dois grupos foram testadas por meio do teste t. Para as EVI houve uma amostra de 202 pais provenientes de diferentes tipos de escola, à qual se administrou a Análise Fatorial Confirmatória. Resultados: foram encontrados resultados satisfatórios às EVE, com diferenças entre os grupos, mas não tão satisfatórios às EVC e EVI. Discussão: nas EVE, os grupos se diferenciaram em razão da própria descrição diagnóstica do GDI. As EVC identificaram itens que apresentaram escrita genérica e com baixa qualidade na escrita. Nas EVI houve principalmente índices de ajuste não aceitáveis ao modelo, com indicativos de análises fatoriais exploratórias no país. Conclusão: tais resultados apoiam certas evidências de validade do instrumental, mas também reforçam a continuidade de suas investigações.

Biografia do Autor

Rauni Jandé Roama-Alves, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Estágio pós-doutoral em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

Rosimeire de Moraes Amorim, Centro Universitário de Várzea Grande (Univag)

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso. Especialização em Terapia Cognitiva Comportamental (Faculdade Poliensino). Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). 

Tatiane Lebre Dias, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso. Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Avaliação Psicológica (UFMT). Membro do GT de Psicologia da Saúde da Criança e do Adolescente (Anpepp).

Rosangela Kátia Sanches Mazzorana Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Estágio pós-doutoral em Psicologia Clínica na Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Professora associada do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Raiane Mariah Roama Alves, Faculdade de Pinhais (Fapi)

Graduanda em Medicina pela Faculdade de Pinhais (Fapi).

Carolina Rosa Campos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutora em Psicologia, mestre em Psicologia e psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

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Publicado

2025-09-24

Como Citar

Roama-Alves, R. J., Amorim, R. de M., Dias, T. L., Ribeiro, R. K. S. M., Alves, R. M. R., & Campos, C. R. (2025). A Escala CBCL/6-18 no Brasil: Estudos Exploratórios sobre Evidências de Validade e Precisão . Revista Psicologia E Saúde, 17, e17493000. https://doi.org/10.20435/pssa.v1i1.3000

Edição

Seção

Dossiê: “Avanços e Desafios da Avaliação Psicológica”