Cuidado Integral de Crianças com Necessidades Especiais de Saúde: Reconstruindo Projetos de Vida
DOI:
https://doi.org/10.20435/pssa.v1i1.2971Palavras-chave:
prática integral de cuidados de saúde, saúde da criança, humanização da assistênciaResumo
Introdução: os desafios de famílias de crianças com necessidades especiais de saúde para assegurar seu lugar de direito são intensificados na ausência do cuidado integral. Objetivo: compreender os desafios vivenciados por crianças com necessidades especiais de saúde e suas famílias para a prática do cuidado integral e a reconstrução dos projetos de vida. Método: estudo qualitativo, fundamentado no conceito do cuidado integral e na hermenêutica-dialética. Foram entrevistados 19 cuidadores e 15 enfermeiros da Atenção Primária. Da análise temática indutiva, emergiram quatro categorias: ausência de suporte e orientação no processo diagnóstico: desafios e relações de cuidado; falta de interesse e empatia como barreiras ontológicas para a prática do cuidado integral; desorganização e pouca capacitação profissional como obstáculos para o cuidado; encontros terapêuticos para a construção dos projetos de vida. Conclusão: a fragilidade das relações dialógicas prejudicou a prática do cuidado integral e os projetos de vida.
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