Cuidado Integral de Crianças com Necessidades Especiais de Saúde: Reconstruindo Projetos de Vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v1i1.2971

Palavras-chave:

prática integral de cuidados de saúde, saúde da criança, humanização da assistência

Resumo

Introdução: os desafios de famílias de crianças com necessidades especiais de saúde para assegurar seu lugar de direito são intensificados na ausência do cuidado integral. Objetivo: compreender os desafios vivenciados por crianças com necessidades especiais de saúde e suas famílias para a prática do cuidado integral e a reconstrução dos projetos de vida. Método: estudo qualitativo, fundamentado no conceito do cuidado integral e na hermenêutica-dialética. Foram entrevistados 19 cuidadores e 15 enfermeiros da Atenção Primária. Da análise temática indutiva, emergiram quatro categorias: ausência de suporte e orientação no processo diagnóstico: desafios e relações de cuidado; falta de interesse e empatia como barreiras ontológicas para a prática do cuidado integral; desorganização e pouca capacitação profissional como obstáculos para o cuidado; encontros terapêuticos para a construção dos projetos de vida. Conclusão: a fragilidade das relações dialógicas prejudicou a prática do cuidado integral e os projetos de vida.

Biografia do Autor

Gabriela Dominicci de Melo Casacio, Universidade de Sao Paulo (USP)

Doutoranda em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Adriana Zilly, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá. Docente do curso de Enfermagem do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Foz do Iguaçu.

Rosane Meire Munhak da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Docente no Curso de Enfermagem, no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e no Programa de Residência Multiprofissional em Neonatologia do Hospital Universitário do Oeste do Paraná.

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Publicado

2025-08-06

Como Citar

Casacio, G. D. de M., Zilly, A., & Silva, R. M. M. da. (2025). Cuidado Integral de Crianças com Necessidades Especiais de Saúde: Reconstruindo Projetos de Vida. Revista Psicologia E Saúde, 17. https://doi.org/10.20435/pssa.v1i1.2971

Edição

Seção

Artigos