Jovem para sempre! publicidade em revistas femininas e suas promessas de administração do tempo

Autores

  • Erica Vila Real Montefusco Universidade Federal do Ceara – UFC
  • Aluísio Ferreira de Lima Universidade Federal do Ceara – UFC

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v7i1.400

Resumo

No presente trabalho buscou-se investigar a indústria da beleza e suas promessas de manutenção da aparência jovem, mais especificamente, a forma como elas têm sido divulgadas nas mídias direcionadas ao público feminino. A pesquisa ancorou-se na análise de reportagens e de peças publicitárias, pesquisadas durante o ano de 2011 em três revistas femininas de grande circulação nacional: Claudia, Boa Forma e Plástica e Beleza. O estudo dos enunciados tomou como perspectiva de análise a Psicologia Social Crítica, assinalando como a mídia direcionada ao público feminino tem indicado “receitas” mediante as quais as leitoras podem supostamente melhorar suas aparências e administrar a insatisfação com os efeitos do tempo. Acreditamos ter sido possível suscitar reflexões acerca da temática não apenas do corpo saudável, belo, feminino e jovem, mas também tecer crítica a visão de envelhecimento que a mídia, por meio da indústria cultural, nos fornece e como somos por ela influenciados. Palavras-chave: Psicologia social; Corpo; Mulher; Juventude; Indústria cultural; Publicidade.

Publicado

2015-06-23

Como Citar

REAL MONTEFUSCO, Erica Vila; DE LIMA, Aluísio Ferreira. Jovem para sempre! publicidade em revistas femininas e suas promessas de administração do tempo. Revista Psicologia e Saúde, Campo Grande, v. 7, n. 1, 2015. DOI: 10.20435/pssa.v7i1.400. Disponível em: https://www.pssa.ucdb.br/pssa/article/view/400. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos