Intervenção Neuropsicológica com Crianças e Adolescentes – Uma Revisão da Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v11i2.811

Palavras-chave:

Intervenção Neuropsicológica, Reabilitação Cognitiva, Infância, Adolescência

Resumo

Este artigo teve como objetivo realizar uma revisão literária sobre os estudos científicos publicados nos últimos dez anos em reabilitação/intervenção neuropsicológica com crianças e adolescentes, buscando identificar como os programas com abordagens voltadas para as dificuldades acadêmicas e executivas se articulam com as demandas familiares e escolares. As principais bases de dados utilizadas foram PubMed, SciELO e Redalyc. Dentre os 89 artigos encontrados, dez foram selecionados por englobarem métodos para o ensino de estratégias que facilitassem a aprendizagem escolar e os comportamentos adaptativos. Os resultados dos estudos sugerem que a intervenção neuropsicológica em crianças e adolescentes promove o desenvolvimento de habilidades cognitivas e dos processos de aquisição de linguagem. Entretanto, em face da distância entre o contexto clínico de intervenção e o educacional, mais estudos precisam ser promovidos em busca de um olhar mais integrado sobre esses espaços de promoção de desenvolvimento.

Biografia do Autor

Mônica Narciso Guimarães, Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação Campus Barra Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atuou como professora titular do Colégio Pedro II. É especialista em Psicanálise e Psiquiatria com Crianças e Adolescentes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017) e atualmente é pós-graduanda em Neuropsicologia pelo IBMR, atuando como psicóloga clínica. Tem experiência na área de Educação, Ensino-Aprendizagem e Neurociências.

Roberta Angelo Monteiro, IBMR Instituto Brasileiro de Medicina e reabilitação

Fonoaudióloga e psicopedagoga da equipe multidisciplinar FonoCom no RJ, especialista em linguagem e em fonoaudiologia educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Pós-graduanda em neuropsicologia pelo IBMR. 

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Publicado

2019-07-17

Como Citar

Guimarães, M. N., & Monteiro, R. A. (2019). Intervenção Neuropsicológica com Crianças e Adolescentes – Uma Revisão da Literatura. Revista Psicologia E Saúde, 11(2), 131–144. https://doi.org/10.20435/pssa.v11i2.811

Edição

Seção

Dossiê: "Neurociência e Saúde"