Resenha do livro: Psicologia e análise do comportamento: saúde e processos educativos, organizado por Camila Muchon de Melo, Josiane Cecília Luzia, Nádia Kienen e Silvia Aparecida Fornazari

Authors

  • Priscila Benitez Universidade Federal de São Carlos
  • Luziane de Fátima Kirchner Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.20435/2177-093X-2016-v8-n2(10)

Abstract

O livro "Psicologia e Análise do Comportamento: Saúde e Processos Educativos", foi organizado por docentes do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina, e é o segundo da coletânea derivado de trabalhos apresentados em eventos científicos organizados por este departamento. O livro reuniu 16 capítulos, dispostos em duas seções; a primeira seção, com 11 capítulos, aborda temáticas da saúde, e a segunda seção, com cinco capítulos, abrange estudos sobre os processos educativos. A resenha descreve brevemente o conteúdo de cada capitulo, e faz apontamentos referindo a interface entre a Analise do Comportamento e os diferentes campos de atuação nas áreas da saúde e educação.

Author Biographies

Priscila Benitez, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos

Luziane de Fátima Kirchner, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos

References

Cooper, J. O., Heron, T. E., & Heward, W. L. (2007). Applied behavior analysis (2a ed.). Upper Saddle River, NJ: Pearson Education.

Melo, C. M, Luzia, J. C., Kienen, N., & Fornazari, S. A. (2015). Psicologia e análise do comportamento: Saúde e processos educativos. Londrina: Universidade Estadual de Londrina.

Micheletto, N., Guedes, M. C, César, G., & Pereira M. E. M. (2010). Disseminação do conhecimento em Análise do Comportamento produzido no Brasil (1962-2007). In E. Z. Tourinho, & S. V. Luna (Orgs.), Análise do comportamento: Investigações históricas, conceituais e aplicadas (pp. 101-125). São Paulo: Roca.

Sidman, M. (1971). Reading and auditory-visual equivalence. Journal of Speech and Hearing Research, 14, 5-13.

Tourinho, E. Z. (2006). Organização e representação da comunidade científica em análise do comportamento no Brasil. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 8(2): 232-236.

Published

2016-12-01

How to Cite

Benitez, P., & Kirchner, L. de F. (2016). Resenha do livro: Psicologia e análise do comportamento: saúde e processos educativos, organizado por Camila Muchon de Melo, Josiane Cecília Luzia, Nádia Kienen e Silvia Aparecida Fornazari. Revista Psicologia E Saúde, 8(2). https://doi.org/10.20435/2177-093X-2016-v8-n2(10)

Issue

Section

Book Review