(Des)Institucionalização: Teorias e Práticas dos Profissionais da RAPS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v13i3.1127

Palavras-chave:

reforma psiquiátrica, desinstitucionalização, saúde mental, atenção psicossocial

Resumo

A Reforma Psiquiátrica é um processo político e social complexo, sendo uma combinação d      e múltiplos fatores, instituições e forças de diferentes origens, incidindo em territórios diversos. Diante disso, este trabalho buscou identificar no discurso dos trabalhadores dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Palmas, Tocantins (TO), a relação entre as concepções teóricas do campo da saúde mental, as práticas cotidianas no serviço e a promoção da desinstitucionalização no cuidado em saúde mental. Método: A pesquisa foi efetivada nos Centros de Atenção Psicossocial II (CAPS II) e Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (CAPS AD III), por meio de entrevista semiestruturada, realizada com dez profissionais, e para análise das respostas empregou-se o método da análise do discurso. Resultados: foram divididos em quatro categorias, perpassando pela compreensão acerca da reforma psiquiátrica, desinstitucionalização e teoria e prática utilizadas pelos profissionais. Discussão: A pesquisa apresenta respostas díspares em relação à compreensão e definição conceitual, especialmente do processo de desinstitucionalização. Conclusão: A Reforma Psiquiátrica está em curso no Brasil, necessitando avançar gradualmente, apesar das adversidades.

Biografia do Autor

Stéfhane Santana da Silva, Fundação Escola de Saúde Pública (FESP)

Mestranda em Ensino em Ciência e em Saúde na Universidade Federal do Tocantins (UFT).  Especialista em Saúde Mental pela Fundação Escola de Saúde Pública (FESP). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Atualmente é assessora técnica de pesquisa em psicologia e políticas públicas do Conselho Regional de Psicologia da 23ª Região (CRP23) e psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas III (CAPS AD III).

Jonatha Rospide Nunes, Fundação Escola de Saúde Pública (FESP)

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Preceptoria no SUS pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (ISLEP); e em Processos Educacionais Inovadores pelo Centro Universitário Católica do Tocantins (UNICATÓLICA). Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Atualmente é Tutor Gestor de Aprendizagem do Programa de Saúde Mental do Plano Integrado de Residências em Saúde da Fundação Escola de Saúde Pública (FESP), de Palmas, e Sócio-Fundador do Devir Espaço Terapêutico.

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Publicado

2021-11-17

Como Citar

Silva, S. S. da, & Nunes, J. R. (2021). (Des)Institucionalização: Teorias e Práticas dos Profissionais da RAPS. Revista Psicologia E Saúde, 13(3), 19–34. https://doi.org/10.20435/pssa.v13i3.1127

Edição

Seção

Artigos