O Papel da Intenção de Compras Durante o Período da Pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v13i4.1420

Palavras-chave:

compra on-line, intenção, consumo, internet, pandemia

Resumo

Introdução: O período da pandemia transformou os hábitos de consumo dos brasileiros, fazendo aumentar as compras pela Internet. Assim, objetivou-se verificar como as atitudes diante das compras on-line e o impulso por comprar estão relacionados a compras efetivadas durante o período da pandemia. Método: Contou-se com 211 participantes com idades entre 18 a 59 anos (M = 29,2; DP = 9,09). Foram realizadas análises de correlação e mediação. Resultados: foi demonstrado que as atitudes e o impulso por compras são mediados pela intenção de comprar. Discussão: observou-se que as atitudes e o impulso não foram suficientes para que os participantes fizessem as compras on-line, o que significa dizer que as compras efetuadas durante o período da pandemia só foram efetivadas por pessoas que já tinham a intenção de comprar on-line. Conclusão: Foi possível verificar antecedentes da intenção de compra on-line a partir de uma perspectiva da psicologia social.

Biografia do Autor

Amanda Nunes do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista CAPES.

Tamyres Tomaz Paiva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista CAPES. Professora da graduação em Psicologia da Faculdade Nova Esperança (Facene).

Suiane Magalhães Tavares, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista CAPES.

Débora Cristina Nascimento de Lima, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista CAPES.

Carlos Eduardo Pimentel, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB).

Referências

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Publicado

2022-04-26

Como Citar

Nascimento, A. N. do, Paiva, T. T., Tavares, S. M., Lima, D. C. N. de, & Pimentel, C. E. (2022). O Papel da Intenção de Compras Durante o Período da Pandemia . Revista Psicologia E Saúde, 13(4), 215–226. https://doi.org/10.20435/pssa.v13i4.1420

Edição

Seção

Dossiê: Covid-19