A Autonomia e o Desenvolvimento Psicomotor: Um Estudo de Caso Através do Denver II

Autores

  • Jacqueline de Oliveira Moreira PUC-Minas Gerais
  • Diego Alonso Soares Dias PUC-Minas Gerais
  • Deusdenir de Souza Matis PUC-Minas Gerais
  • Maria Nazaré de Campos Silva PUC-Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v2i1.31

Resumo

Este artigo apresenta os resultados parciais da pesquisa “O desenvolvimento psicomotor e a criança prematura: um estudo sobre o processo de aquisição da confiança básica”, realizada em 2009 com financiamento da FAPEMIG e do FIP da PUC Minas. A pesquisa teve por principal questionamento as peculiaridades do desenvolvimento psicomotor das crianças prematuras. Investigamos o desenvolvimento psicomotor de crianças pré-termo e a termo com 24 meses, através da aplicação do Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II e de anamneses com as mães. Relacionamos estas informações com a resolução dos primeiros conflitos – “confiança versus desconfiança” e “autonomia versus vergonha e dúvida” – propostos por Erikson. Os resultados revelam que as crianças prematuras avaliadas na pesquisa apresentam um desenvolvimento psicomotor não adequado se comparadas com as crianças a termo. Palavras-chave: desenvolvimento infantil; prematuridade; Denver II; autonomia.

Publicado

2010-07-16

Como Citar

Moreira, J. de O., Dias, D. A. S., Matis, D. de S., & Silva, M. N. de C. (2010). A Autonomia e o Desenvolvimento Psicomotor: Um Estudo de Caso Através do Denver II. Revista Psicologia E Saúde, 2(1). https://doi.org/10.20435/pssa.v2i1.31

Edição

Seção

Artigos